Vivaldo Costa tem audiência com Secretário de Saúde e apresenta reivindicações do setor da Nefrologia do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20220512-WA0545

O deputado Vivaldo Costa (PV) foi recebido, na tarde desta quinta-feira (12), na sede da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte. O parlamentar, que estava acompanhando de representantes dos prestadores de serviços do setor da nefrologia, conversou com o secretário Cipriano Maia, onde apresentou algumas reivindicações para o melhoramento do serviço oferecido aos pacientes com problemas renais.

Para Vivaldo existem algumas dificuldades que precisam ser superados urgentemente. Em todo o Rio Grande do Norte são mais de 2.500 pacientes que sofrem com problemas renais e é preciso melhorar a qualidade da assistência oferecida. “Recebemos a demanda dos amigos que conhecem bem o setor da nefrologia e de pronto marcamos a audiência com o secretário para que o Governo do Estado possa resolver algumas questões e melhorar o serviço”.

O médico nefrologista Marcel Rodrigues, contou da importância do momento.“Nós queremos agradecer a deferência e o comprometimento do deputado Vivaldo Costa, com a nossa causa, que é de todos os que lutam por uma melhor oferta de serviço no setor da nefrologia em todo o Rio Grande do Norte. Esta audiência será muito importante na resolução de questões e na melhoria do atendimento”.

As demandas foram acolhidas pelo secretário Cipriano Maia. Quem também acompanhou o encontro foi o chefe de gabinete do deputado Vivaldo Costa, Paulo Roque, as médicas nefrologistas, Virgínia Drummond e Clélia Leão, além de técnicos da secretária de saúde e representantes de outras instituições.

banner_seridopneus-770

Comissão de Saúde da Assembleia visita Hospital Maria Alice Fernandes e constata problemas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A convite de médicos e servidores que trabalham no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, na zona Norte de Natal, os deputados que integram a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa visitaram a unidade. A visita aconteceu na manhã desta quarta-feira (11), com a presença do presidente da comissão, deputado Galeno Torquato (PSDB); da vice-presidente, deputada Cristiane Dantas (SDD) e do deputado Getúlio Rêgo (PSDB), que integra a comissão.

Os parlamentares foram recepcionados pelos médicos cirurgiões Flávio Azevedo e Zita Rocha. Em pauta, a reivindicação da mudança do nome do hospital, a fim de se chamar Hospital Pediátrico Dra. Graça Borges, homenageando a médica falecida no ano passado, vítima da Covid, e que desde a instalação do hospital atuava na unidade, sendo uma unanimidade em relação aos sentimentos de respeito, carinho e gratidão entre a equipe hospitalar, pacientes e familiares.

A outra pauta são as melhorias que os médicos e funcionários solicitaram à Comissão. Além da reforma que se estende por cinco anos, a unidade teve redução de leitos de UTI para adaptá-los para a Covid. A mudança no atendimento, quando passou a ser um dos pioneiros no RN como porta regulada, também foi motivo de reivindicação de mudanças à comissão, para que voltasse a funcionar no sistema anterior. Da forma atual, ao se dirigir até lá é necessário que o paciente tenha sido avaliado e encaminhado pelo médico nas unidades básicas de saúde.