Representantes de Caicó no Seminário “RN faz bonito” de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Seminário “RN Faz Bonito”, no Auditório Master da Escola de Governo, em Natal, aconteceu nesta segunda-feira, 19, marcando os 25 anos do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, de 18 de maio.

No seminário, houve mesas de debate, palestras e reflexões sobre os avanços e desafios no enfrentamento à violência sexual infantojuvenil no Brasil. É sempre um momento de aperfeiçoamento do conhecimento, e de novas informações, sobre o combate ao abuso e exploração sexual, de crianças e adolescentes.

Representantes da rede de proteção de todo Estado do RN, estiveram presentes, dialogando sobre o papel da sociedade, no âmbito da Educação, da Assistência Social, da Justiça e no papel primordial da família, neste contexto. A discussão abrange informações sobre formas de atendimento, e encaminhamentos, para que aconteça, de fato, o acolhimento à vítima e a responsabilização do(a) abusador(a).

De Caicó, estiveram presentes, a coordenadora de Proteção Especial, Rayanne Néri, a assistente social Alcicleide, a orientadora socioeducacional Sibelly Varela, e o pedagogo Neyjanir, ambos do CREAS. Também esteve participando, Júnior Santiago, das Aldeias SOS em Caicó, que é membro do Conselho Estadual da Criança e do Adolescentes.

“Rogério será mais útil para o RN se ficar em Brasília”, diz General Girão

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O deputado federal General Girão (PL) afirmou que o senador Rogério Marinho, pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte em 2026, tem potencial para vencer as eleições, mas seria mais vantajoso para o Estado se permanecesse no Congresso Nacional. Ele avaliou os nomes da centro-direita para a disputa e defendeu uma aliança entre PL, União Brasil e outros partidos para derrotar o PT.

“O nome de Rogério é o mais forte. Hoje, é quem tem mais apoio político no Estado e uma posição nacional muito forte. Mas, eu acredito que Rogério será muito mais útil para o RN se ele ficar em Brasília, no cargo que vier a receber, seja vice-presidente, seja presidente do Congresso Nacional”, afirmou Girão.

Para ele, o senador ganharia “fácil” o comando do Rio Grande do Norte. “Se ele tiver que vir para o Governo do Estado, com certeza ganha disparado. Não tenho dúvida nenhuma sobre isso”, disse. E minimizou o fato do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), liderar as pesquisas de opinião para o Governo do Estado. “A pesquisa induz alguma coisa que a gente precisa refletir sobre isso”.

O deputado citou o próprio Allyson e o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) como nomes competitivos para as próximas eleições estaduais, mas com menor projeção nacional. Ele também criticou a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT). “Nós precisamos, de um jeito total agora, agastar essa gestão petista do Governo do Estado. Precisamos tirar isso”, afirmou.

Girão ainda defendeu uma união ampla na centro-direita para evitar divisão de votos para o Governo do RN. “Eu espero que a liderança do ex-senador José Agripino, no União Brasil, possa fazer com que a gente converse sobre isso. Para que não prevaleçam somente interesses pessoais. O trabalho em equipe poderá fazer com que a gente tenha essa vitória na eleição de 2026 para o governo do Estado”, concluiu.