Presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz entrega 202 óculos para crianças e idosos de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

ver-para-apender-caico-002

Levar qualidade de vida para jovens e adultos realizando consultas e a entrega gratuita de óculos é o objetivo do projeto Ver Para Aprender, promovido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN), que aconteceu neste sábado (16), em Caicó, região Seridó do estado.

Crianças da Escola Sesc Caicó, do projeto Sesc Cidadão e pessoas assistidas pelo Centro Pastoral Dom Vagner receberam 202 óculos, totalizando mais de R$ 49 mil de recursos da Fecormércio neste projeto, que é desenvolvido nacionalmente pelo Sesc.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou o esforço da classe empresarial para manter a assistência social, citando o exemplo do projeto Ver Para Aprender. “É um prazer contribuir pensando nas pessoas que não têm a oportunidade de ter um óculos, principalmente as crianças. Essas crianças quando não conseguem ler direito, influencia diretamente no aprendizado. Ressalto que este projeto é mantido pelos empresário, sem recursos públicos”, afirmou.

A presidente do Sindicato Varejista de Caicó, Íldica Vale, falou sobre a satisfação de ajudar as pessoas beneficiadas pelo Ver Para Aprender, associando a doação dos óculos ao acesso do conhecimento. “Sobretudo as crianças terão um melhor aprendizado, enquanto que os adultos terão melhor qualidade de vida. É uma sensação de dever cumprido ao longo do ano, de muito trabalho em defesa de Caicó. A cidade hoje é diferente e melhor, graças à Fecomércio e ao Sesc”, comentou.

Representando um grupo de pessoas beneficiadas, a artesão Maria do Rosário explicou que os óculos serão como ferramentas de trabalho, pois algumas mulheres não estavam podendo participar das oficinas pois enfrentam dificuldade em enxergar. “A ideia chegou em boa hora. E exame de vista é outra facilidade para nós, tendo em vista como é difícil conseguir na rede pública, disse. 

Caicó foi a primeira do Rio Grande do Norte, em 2019, a receber o projeto que chega a sua 14ª edição. Nos próximos dias, ocorrerá as etapas Natal e Mossoró, onde serão entregues 112 e 108 óculos, resultando em 422 pares entregues em todo o estado, além de 457 consultas oftalmológicas realizadas.

Ver Para Aprender

O Ver Para Aprender é um projeto nacional que realiza exames oftalmológicos, principalmente em crianças, para evitar doenças e distúrbios que atrapalham o aprendizado, além de pretender reduzir casos de cegueira em idosos. Também promove ações de capacitação entre educadores e educandos, a fim de orientá-los quanto à detecção de problemas oftálmicos entre estudantes.

O Sesc RN é um dos 15 regionais que executam o projeto no país.  Desde que começou a atuar no estado, em 2005, o Ver Para Aprender beneficiou cerca 4.783  pessoas em 12 municípios potiguares.

Pedidos de aposentadoria batem recorde de 1 milhão em 1 mês

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

AposentadosPela primeira vez, os pedidos de aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ultrapassaram a marca de um milhão em um mês. Foram registrados 1.150.953 requerimentos de benefícios em setembro deste ano, um aumento de 15,46% em relação a agosto, quando foram feitos 996.831 pedidos. A informação é do último Boletim Estatístico da Previdência Social.

O recorde ocorreu dois meses antes de as novas regras da aposentadoria entrarem em vigor. Após tramitar no Congresso Nacional por nove meses, a reforma da Previdência foi promulgada na última terça-feira (8).

Desde o início de 2019, o número vem aumentando. Em maio e agosto passaram de 900 mil (928.938 e 996.831, respectivamente). Os estados que mais tiveram pessoas querendo se aposentar foram São Paulo, com 21,08% dos pedidos, Distrito Federal (16,23%), Minas Gerais (9,43%) e Rio de Janeiro (6,88%).

Powered by WPeMatico

Campeonato Potiguar 2020 terá bola ecológica criada a partir de garrafas recicladas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

548bcd63c05fe41f2afdfa43a5893759A Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) aderiu a bola ecológica para o Campeonato Potiguar 2020. A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação da FNF na última quarta-feira, 13.

A S11 Ecoknit foi desenvolvida pela Penalty a partir de tecido confeccionado com garrafas PET recicladas. A bola vem com modelo diferente e com as novas orientações da FIFA. Segundo a empresa, cada unidade produzida retira do meio ambiente 4,5 garrafas, o que vai resultar no reaproveitamento de milhares de garrafas descartadas já no primeiro ano de produção.

A S11 Ecoknit estreia dia 5 de janeiro em campo no primeiro jogo do Campeonato Potiguar de 2020. A decisão de a bola ser a oficial da Federação Norte-rio-grandense Futebol não foi à toa: a entidade tem como um de seus principais pilares a sustentabilidade e procura sempre o melhor para o desenvolvimento do planeta.

Powered by WPeMatico

Brasil fecha acordo e melão produzido no Rio Grande do Norte pode ser exportado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

2e4d268da2fa57e391796336ece4cec1O Ministério da Agricultura divulgou nesta semana a concretização do acordo que dá início ao processo de exportação de melão para o território chinês. O acordo já estava sendo encaminhando há alguns meses. Em outubro deste ano, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, viajou até a China para discutir as novidades no mercado agropecuário brasileiro, estreitando o laço para a finalização do acordo.

A novidade agradou os produtores potiguares e é importante salientar que o Rio Grande do Norte é o maior produtor de melão do país e segue mantendo o alto padrão de qualidade exigido pelos países importadores.

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária, IDIARN, é responsável pelo processo de fiscalização do plantio de melão do Estado, assim como também, pelo monitoramento da área livre de moscas-das-frutas, atualmente composta por 13 municípios e em processo de ampliação para mais oito, perfazendo mais de 15.077 km² de área.

Powered by WPeMatico

Número de mortos chega a oito em protestos pró-Morales na Bolívia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

76e7b533fa3a650f2c6a3fc20a632fcaAutoridades da Bolívia confirmaram a morte de oito pessoas nos protestos ocorridos ontem (15) em Cochabamba, região central do país, após repressão da polícia e da Forças Armadas contra uma marcha de apoiadores do ex-presidente Evo Morales, que renunciou ao cargo no último domingo (10).

O representante da Defensoria do Povo da Bolívia em Cochabamba, Nelson Cox, afirmou à rede CNN que outras 125 pessoas ficaram feridas e 110 manifestantes foram detidos durante a manifestação, considerada a mais violenta até agora desde a renúncia e saída de Morales do país.

Powered by WPeMatico

Em 78 dias, óleo avança e desafia investigação

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

oleo-praia-de-tabatinga-nisia-floresta-ibama-2-730x400Há 78 dias, o petróleo cru encontrado na costa brasileira ainda era chamado de “substância escura e oleosa”. O que poderia parecer inicialmente um caso isolado se mostrou, contudo, uma das maiores tragédias ambientais do País, atingindo desde então quase 600 localidades do Nordeste e do Espírito Santo.

O óleo chegou a praias, ilhas, manguezais, rios e Áreas de Proteção Permanentes (APPs) em grandes manchas ou fragmentos. Em alguns lugares, foi encontrado mais de uma vez, inclusive em pontos que estavam praticamente limpos, como a Praia de Itapuama, uma das mais afetadas em Pernambuco.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Protesto deixa RN com um delegado para 38 cidades

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Neste final de semana, 38 municípios da região Oeste potiguar estão funcionando com apenas um delegado de Polícia Civil para atender todas as ocorrências criminais. Além disso, as prisões em flagrantes de 32 outros municípios, incluindo os situados nas regiões de Santa Cruz, João Câmara e Grande Natal, serão encaminhadas para as Plantões Norte e Sul da capital, pela ausência de delegados voluntários no interior do estado.

Nessa quinta-feira (14) os delegados de polícia decidiram manter a mobilização que iniciaram esta semana, de não trabalhar fora do horário convencional de trabalho, em protesto pela demora do governo em analisar pleitos emergenciais da categoria.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Senado pode concluir votação da PEC Paralela à Reforma da Previdência

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

plenario-do-senadoO presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), marcou a votação da PEC Paralela à Reforma da Previdência (PEC133/19) para a próxima terça-feira (19). Entre outros pontos o texto permite a inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência. Eles poderão adotar integralmente as mesmas regras aplicáveis ao regime próprio da Previdência Social para os servidores públicos civis da União por meio de lei ordinária.

Além de emendas ao texto principal, os senadores também precisam votar a PEC em segundo turno. Alcolumbre já adiou a votação duas vezes, a última tentativa, na última terça-feira (12) pela falta de quórum. Sem votos suficientes para aprovar alterações, no texto, a oposição, pediu o adiamento. Alcolumbre quer concluir a votação dos dois turnos na terça. “Se der tudo certo”, ponderou. Ele enfatizou que a proposta será o primeiro item da pauta.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770