Rio Grande do Norte registra saldo positivo de 4.533 empregos em junho

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Em junho de 2024, o Rio Grande do Norte registrou um saldo de 4.533 empregos, conforme registrado pelo Mapa do Emprego do RN, elaborado mensalmente pelo Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN). Este crescimento é resultado de 20.160 admissões e 15.627 desligamentos ocorridos durante o mês. A edição de junho do Mapa do Emprego do RN apresenta os dados do mercado de trabalho potiguar com base nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O setor de serviços foi o maior contribuinte para o aumento de empregos, com um saldo de 1.792 novos postos de trabalho. Dentro deste setor, as atividades combinadas para apoio a edifícios, excluindo condomínios prediais, foram destaque, gerando 503 empregos. A agropecuária também teve um papel significativo, adicionando 1.223 empregos, com foco no cultivo de melão, que gerou 846 empregos.

A indústria contribuiu com 631 empregos, destacando-se as atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural, que geraram 107 novos postos. No setor de comércio, houve a adição de 486 empregos, com o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios criando 120 novas vagas.

banner_seridopneus-770

Em Caicó, Polícia cumpre mandado de prisão definitiva de homem acusado de tráfico de drogas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Caicó (DEFUR), da 3ª Delegacia Regional de Caicó (3ª DRP) e da 46ª Delegacia de Caicó (46ª DP) deram cumprimento, na tarde desta terça-feira (30/07), a um mandado de prisão definitiva contra um homem, de 22 anos. O suspeito é investigado por tráfico de drogas envolvendo outros estados da federação e foi preso no município de Caicó, região do Seridó.

O suspeito já havia sido preso anteriormente pelo crime de roubo, todavia, foi posto em liberdade há cerca de 30 dias. O homem é investigado também por diversos roubos na cidade de Caicó/RN.

O investigado foi conduzido à Delegacia e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

banner_seridopneus-770

Canteiro de obras de uma academia é alvo de criminosos pela quarta vez em 90 dias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A construção de uma academia e galeria de lojas na zona norte de Caicó vem enfrentando um grave problema: a ação de criminosos. Em menos de 90 dias, o canteiro de obras foi invadido e alvo de furtos quatro vezes, causando um prejuízo que já ultrapassa R$ 15 mil.

O último furto ocorreu na madrugada desta terça-feira (30/07), quando criminosos invadiram o local e furtaram diversos objetos, incluindo fios de extensão, pá, carro de mão, trena e outros materiais. O empreendimento, localizado na entrada do loteamento Serrote Branco, está sendo construído por empresários locais que se sentem cada vez mais frustrados com a situação.

“É um absurdo! Já estamos com um prejuízo enorme e, a cada furto, a situação fica mais complicada. Se continuarmos assim, vamos ter que parar as obras”, desabafou um dos proprietários, expressando a preocupação do grupo. Constantemente, canteiros de obras no município de Caicó vêm sendo alvos de criminosos, causando grandes prejuízos e atrasos nas obras.

Fonte: Plantão Caicó

Açude Zangalheiras volta a abastecer Jardim do Seridó após quase três anos de colapso de água

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Caern retomou esta semana o abastecimento de água da cidade de Jardim do Seridó com captação pelo manancial Açude Zangarelhas. Desde outubro de 2021 o abastecimento vinha sendo realizado pelo Açude Boqueirão, em função do baixo volume do Zangalheiras.

A retomada do abastecimento foi possível após a recarga parcial do manancial com as chuvas recentes que, segundo IGARN, alcançou o volume de 4,6 milhões de m³, o que corresponde a 58,23% de sua capacidade de armazenamento. Além disso, foram executados diversos serviços de manutenção na Estação Elevatória e de Tratamento, que encontravam-se sem uso desde o colapso.

Com isso, a cidade de Jardim do Seridó possui uma maior segurança no abastecimento público utilizando manancial com boa disponibilidade hídrica e, consequentemente, reduzindo o uso do Açude Boqueirão de Parelhas, que é a única fonte de abastecimento de Carnaúba dos Dantas e Parelhas.

banner-CDS-1

Em 34,7% das cidades do RN há mais eleitor que morador

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O número de eleitores de 58 municípios do Rio Grande do Nortes superam a população local, o que corresponde a 34,7% dos 167 dos municípios do Rio Grande do Norte. A Corregedoria Regional Eleitoral do TRE informou que o simples fato de termos no Rio Grande do Norte, municípios com a quantidade de eleitores maior do que habitantes, não se configura por si, fraude eleitoral.

Há de se levar em conta que os dados populacionais do IBGE são uma estimativa, por isso pode haver algumas distorções e migrações que são registrados de forma mais rápida no cadastro eleitoral do que no Censo Populacional.

Segundo a Corregedoria, o Tribunal não chegou a ser suscitado pelos juízes eleitorais em relação a esses dados (população x eleitores). Quando isso ocorre, há uma série de cálculos previstos em norma para recalcular essa migração de eleitores. Alguns questionamentos formulados judicialmente em relação a transferências, foram respondidos em suas respectivas ações. Com relação à possibilidade de revisão, não existe mais prazo para esta eleição.

The post Em 34,7% das cidades do RN há mais eleitor que morador first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Lira quer abrir debate sobre PEC da Segurança

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), articula a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para endurecer as penas de facções criminosas e controlar fronteiras. Além da regulamentação da reforma tributária, Lira quer deixar como marca de seu mandato uma proposta que amplie os crimes inanfiançáveis ligados a tráfico de armas, drogas e milícias, dificultando a soltura de integrantes de facções.

Na sua avaliação, a segurança pública pautará o debate das eleições deste ano e também as disputas de 2026 para os governos estaduais e o Palácio do Planalto. Pesquisas mostram que o tema está entre as principais preocupações da população, à frente até mesmo do desemprego. Em conversas reservadas, no entanto, Lira tem apresentado ideias diferentes da PEC preparada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, mas ainda não enviada ao Congresso.

O governo pretende criar uma política de integração com Estados que os obriga a cumprir diretrizes nacionais para o sistema penitenciário. A ideia é condicionar os repasses de verba do Fundo Nacional de Segurança Pública ao compartilhamento de informações por parte dos Estados, como dados sobre presos ou mesmo procurados, sob pena de crime de responsabilidade aos governantes que não prestarem contas.

The post Lira quer abrir debate sobre PEC da Segurança first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

RN terá aumento de 29% no número de voos em agosto, diz Emprotur

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Rio Grande do Norte terá aumento de 29% no número de voos em agosto, no comparativo com o mesmo período de 2023. Ao todo, serão 1.699 voos, com 18 conexões, das quais duas são internacionais, resultando em uma média de 27 chegadas por dia. Em relação a agosto de 2022, o aumento no número de voos é de 16%. As informações são da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e têm animado o trade turístico do Estado, que comemora a chegada de novos visitantes ao destino.

“Vejo de forma positiva essa expansão da conectividade aérea. Falo em nome da nossa hotelaria, que está preparada para receber os turistas e oferecer serviços de alta qualidade e experiências memoráveis. O turista que chega ao nosso Estado deixa dinheiro aqui, o que contribui para o desenvolvimento do comércio, restaurantes, transporte e os segmentos que o turismo engloba, aquecendo a economia, promovendo a geração de emprego e renda para os potiguares”, celebra Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN).

Luis Leite, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV/RN), frisa que o RN começa a experimentar a chamada média estação, que vai de agosto à primeira quinzena de dezembro. Os números da Emprotur, na avaliação dele, atestam isso. “O mês de agosto sempre teve uma boa comercialização nos voos de exportação, ou seja, das pessoas que saem daqui para outros lugares, ao contrário da parte receptiva. Agora, com esse aumento [de voos para o RN], eu acredito que os dois lados saem ganhando”, explica Leite.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN), Habib Chalita, chama a divulgação dos dados de “excelente notícia”, embora ele entenda que é preciso conhecer os benefício reais disso para a cadeia turística. “ O aumento desses voos vai refletir nos hotéis e restaurantes? O benefício trazido para o trade é uma interrogação, porque precisamos quantificar quanto desses números vai para o turismo. Agora, inegavelmente, esta informação é positiva, de um modo geral”, aponta Chalita.

The post RN terá aumento de 29% no número de voos em agosto, diz Emprotur first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Empresas de TI pagarão 312% a mais em impostos após reforma

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um ponto de atenção na regulamentação da reforma tributária é o Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Somente as empresas de tecnologia poderão enfrentar um aumento de mais de 300% na alíquota do IVA. Considerando a proposição do Projeto de Lei Complementar 68/2024, estima-se que as empresas de Tecnologia de Informação passem de uma alíquota de 8,65% para 27%, um aumento de 312%.

Os cálculos foram apresentados durante encontro, liderado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio RN) e que reuniu representantes das principais federações do setor produtivo do Rio Grande do Norte, senadores e deputados federais para debater os impactos da reforma.

Também há possibilidade de aumento de carga tributária para as empresas do Simples Nacional no setor de serviços. Um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que pode ocorrer um aumento superior a 100% na alíquota para diversos segmentos: atividades recreativas e culturais (+ 171%): serviços pessoais (+ 160%); seleção, agenciamento e locação de mão de obra (+157%); serviços de alojamento (+153%); serviços para edifícios e atividades paisagísticas (+145%); e atividades ligadas ao transporte de valores, investigação, vigilância e segurança (+136%).

No encontro, que ocorreu no Hotel Escola Barreira Roxa, na manhã de segunda-feira (29), o setor produtivo destacou as principais preocupações com o texto da reforma e um eventual impacto para pequenas e microempresas, com significativa perda de competitividade. O presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, diz que o possível aumento de impostos é a principal queixa do setor produtivo.

The post Empresas de TI pagarão 312% a mais em impostos após reforma first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Engorda: Prefeitura faz acordo para indenizar pescadores da praia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um acordo firmado nesta segunda-feira (29) definiu que a obra da engorda de Ponta Negra poderá ser iniciada sem a realização de consulta livre, prévia e informada junto aos pescadores com base na convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O tema era objeto de uma ação judicial por parte do Ministério Público Federal (MPF), que pedia a cassação das licenças ambientais obtidas pela Prefeitura. Com isso, o Executivo superou mais uma etapa para se iniciar a obra, mas precisa responder outras condicionantes junto ao Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) para começar os serviços na praia. Segundo a Prefeitura do Natal, ainda não há prazos para a obra ser iniciada.

Na prática, o teor do acordo entre MPF, Idema e Prefeitura é de que os pescadores poderão ser indenizados durante o período da obra com um valor de um salário-mínimo, valor máximo permitido em lei municipal. A Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) está fazendo o levantamento de quantas famílias serão afetadas com as obras e deve apresentar à justiça no próximo dia 20.

“Precisamos saber quantas famílias são e por quanto tempo será [o pagamento]. Essas questões todas vamos desdobrar e a obra pode iniciar sem essas informações por enquanto”, explica Thiago Mesquita, secretário de Meio Ambiente e Urbanismo. O titular confirmou que haverá outra reunião no dia 20 de agosto sobre este tema específico.

Ainda segundo o titular da Semurb, não há prazos para que a obra seja iniciada. Isso porque das 83 condicionantes emitidas pelo Idema na Licença de Instalação e Operação (LIO) na semana passada, cerca de 22 delas precisam ser atendidas antes da obra ser iniciada. A estimativa é de que a prefeitura entregue essas respostas nos próximos dias.

Com expectativa de iniciar as obras ainda em 2024, a ideia de se fazer um aterro hidráulico em Ponta Negra surgiu há 12 anos, época em que o calçadão da praia ruiu após a força da maré. Desde então, diversos estudos, audiências e discussões foram feitas para se chegar a alguma possibilidade de recuperar a praia. A conclusão, após estudos da empresa paulista Tetratech, era de que a engorda era a melhor alternativa para a principal praia de Natal.

As conversas se intensificaram nos últimos anos e a Prefeitura conseguiu o licenciamento prévio para a obra em julho do ano passado, tendo o Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) elencado 52 condicionantes a serem cumpridas. No último dia 12 de junho, a prefeitura entregou os questionamentos acerca das condicionantes, com uma série de impasses e discussões tendo acontecido nas últimas semanas com discussões diárias entre Prefeitura, Idema, Funpec e a DTA Engenharia (empresa vencedora da licitação) com relação às últimas 12 condicionantes.

The post Engorda: Prefeitura faz acordo para indenizar pescadores da praia first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Brasil saúda eleição da Venezuela e diz aguardar publicação das atas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou, por meio de nota, que aguarda a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela dos “dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”.

O comunicado diz que o Brasil “reafirma ainda o princípio fundamental da soberania popular, a ser observadora por meio da verificação imparcial dos resultados”. O Itamaraty também cumprimentou a Venezuela pelo fato das eleições terem sido realizadas em clima pacífico.

“O governo brasileiro saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem [domingo] na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração”, diz a nota do MRE. 

O governo brasileiro enviou como representante para acompanhar a votação o embaixador Celso Amorim, assessor especial de Relações Internacionais da Presidência da República.

Há a expectativa de que o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela publique todas as atas com os resultados eleitorais por urna. Com isso, é possível verificar se as atas em mãos do CNE são as mesmas impressas na hora da votação e que foram distribuídas aos fiscais da oposição ou aos observadores nacionais e internacionais.

The post Brasil saúda eleição da Venezuela e diz aguardar publicação das atas first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Venezuela expulsa diplomatas de países que contestam eleição

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um dia após as eleições presidenciais que reelegeram, segundo o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE), Nicolás Maduro para mais um mandato no país, o governo do país decidiu expulsar os representantes diplomáticos de Argentina, do Chile, da Costa Rica, do Peru, do Panamá, da República Dominicana e do Uruguai, que contestaram o resultado das urnas.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (29), o governo venezuelano criticou os países que não reconheceram a vitória de Maduro, classificando o fato como atentado contra a soberania nacional e criticando o que denominou “pronunciamentos intervencionistas”. De acordo com a nota, serão promovidas “todas as ações legais e políticas para fazer respeitar, preservar e defender” o direito inalienável da autodeterminação.

“A República Bolivariana da Venezuela manifesta sua rejeição mais firme diante das declarações de um grupo de governos de direita, subordinados a Washington e comprometidos abertamente com os postulados ideológicos mais sórdidos do fascismo internacional, tentando reeditar o fracassado e derrotado Grupo de Lima, que pretende desconhecer os resultados eleitorais dos Comícios Presidenciais ocorridos este domingo”, diz o comunicado, acrescentando que o governo irá enfrentar todas as ações que atentem contra o clima de paz na Venezuela.

The post Venezuela expulsa diplomatas de países que contestam eleição first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico