Aneel anuncia reajuste em conta de luz no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu nesta terça-feira (18) as novas tarifas para a área de concessão da Neoenergia Cosern a vigorar a partir do próximo sábado (22). O índice médio anunciado pela Aneel foi de 4,26%.

Para a baixa tensão, que inclui os clientes residenciais, o reajuste médio será de 4,45%. A variação para os clientes atendidos em alta tensão, como indústrias e comércio de médio e grande portes, será de 3,65%. Os custos que competem à Neoenergia Cosern (referente aos serviços de distribuição de energia – Parcela B) está praticamente sem sofrer variação, apesar da inflação do período.

Está sendo capturado, a favor dos consumidores, parte dos ganhos de eficiência obtidos pela distribuidora. Esse componente é responsável pelo menor impacto neste processo de revisão das tarifas, participando com apenas 0,1% no índice final. Antes da definição, a Aneel realizou uma Audiência Pública em Natal no dia 3 de março.

A revisão nos valores da tarifa é um processo regulado e definido pela Aneel, previsto no contrato de concessão entre a distribuidora e a União, com regras bem definidas sobre as contas de luz e sobre a metodologia de cálculo dos reajustes. Pela norma da Aneel, o valor da tarifa pode ser reajustado anualmente (Reajuste Tarifário Anual) e a cada cinco anos (Revisão Tarifária Periódica).

Apesar da nova tarifa passar a vigorar a partir do próximo sábado (22), os clientes só começarão a receber as contas com os valores revisados um mês depois, devido ao intervalo entre o consumo e sua leitura, faturamento e entrega. Em maio, as contas serão faturadas com tarifas proporcionais considerando a data da revisão e das leituras.

No processo de Revisão Tarifária, são levados em conta pela Aneel as mudanças ocorridas nos custos e no mercado das empresas, a eficiência da distribuidora em relação às demais e ao volume de investimentos realizados pela concessionária. Para o consumidor ter uma ideia, em uma conta de luz com valor total de R$ 100,00 apenas R$ 29,90 (29.9%) ficam com a distribuidora para ela fazer investimentos e gerenciar seus custos de atuação. O restante do valor é repassado para Custos de Transmissão e Geração de Energia (41,6%), bem como para Tributos e Encargos (28,5%)

banner-CDS-1

Justiça indefere e extingue ação impetrada por entidades produtivas contra aumento de ICMS no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Em decisão proferida pela juíza Alba Paulo de Azevedo, da 2ª Vara de Execução Fiscal e Tributária de Natal, foi indeferida a Ação Civil Pública com pedido de tutela de urgência, ajuizada por entidades do setor produtivo do RN, contra o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, em virtude do aumento da alíquota de ICMS.

A Defesa do Estado foi assinada pelo Procurador Rodrigo Tavares de Lima, que pediu o indeferimento da Ação “da petição inicial, tendo em vista a utilização indevida da Ação Civil Pública como sucedâneo de Ação Direta de Inconstitucionalidade”.

“Em face do exposto, considerando a previsão contida no art. 1º, parágrafo único, da Lei nº 7.347/85, INDEFIRO A PETIÇÃO INICIAL e EXTINGO O PROCESSO SEM RESOLUÇÃO DO MÉRITO, nos termos do art. 330, III c/c art. 485, I e VI, todos do Código de Processo Civil”, decidiu a juíza.

As entidades da classe produtiva do Rio Grande do Norte entraram com pedido de liminar para derrubar o reajuste do ICMS na noite de 31 de março, véspera da lei entrar em vigor.

“Em 10 de março de 2023, foi anunciado pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a celebração de um acordo entre a União e todos os Estados-membros para compensação das perdas de arrecadação do ICMS com a desoneração de combustíveis, sistematizando o cumprimento do art. 14 da Lei Complementar nº 194/2022, conforme notícia veiculada pelo COMSEFAZ  e pela Agência Brasil , portal de notícias da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação)”, alegava a ação das entidades produtivas.

Exposição Agropecuária do Seridó completa 50 anos e prefeito de Caicó anuncia programação e premiação de 70 mil reais

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, acabou de anunciar a realização da 50ª Expo Seridó – Exposição Agropecuária do Seridó, de 25 a 28 de maio de 2023.

Será no Parque de Exposição em Caicó, e terá 70 mil reais em prêmios para Ovinos, Caprinos, Pista de Julgamento e Torneio Leiteiro, com emenda ainda destinada pelo deputado estadual Vivaldo Costa.

“A Prefeitura de Caicó fechou uma parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Associação Canguru e RN FOODS Distribuidora de Alimentos, e isso resultou num evento que vai reunir, além da parte de negócios no setor agropecuário, uma programação de entretenimento com excelentes nomes da nossa música”, declarou o prefeito de Caicó.

A referida programação musical, consta:
Sexta: 26 de maio
– Michele Andrade
– Brasas do Forró
– Hugo e Heitor
Sábado: 27 de maio
– Waldonys
– Rodolfo Lopes
– Placillio Diniz

WhatsApp Image 2023-04-18 at 10.08.13

Abastecimento em Parelhas será retomado no final da manhã de quinta-feira (20)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Caern faz manutenção em adutora que abastece a cidade de Parelhas. Houve um vazamento no final da manhã de segunda-feira (17) e interrompeu o abastecimento da cidade.

A previsão é retomar o envio de água no final da manhã de quinta-feira (20). Após religar são necessárias 72 horas para normalização do abastecimento na cidade.

Município de Lagoa Nova realiza primeira semana em alusão ao Geoparque Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A prefeitura de Lagoa Nova, em parceria com o Geoparque Seridó, realiza entre os dias 17 e 24 de abril, a primeira semana em alusão ao Geoparque Seridó.

A semana contará com diversas atividades, tais como oficinas e roteiros turísticos para o público em geral e as escolas.

O Geoparque Seridó tem reconhecimento Mundial através da Unesco.

LAGOA NOVA GEOPARQUE 2