Jovem, Amanda será o nome do Grupo Amigos da Doutora em Ouro Branco

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

PSDB e MDB definiram o nome da empreendedora Amanda da Mata como pré-candidata a prefeita de Ouro Branco. Ela é prima da ex-prefeita Dra. Fátima Silva e parte com o apoio do “Grupo Amigos da Doutora”. O ex-prefeito Nilton Medeiros, os empresários Denis Rildon e Evilacio Freire também apoiam o projeto.

“Se parto com o apoio dos vereadores, dos pré-candidatos e dos ex-prefeitos e empresários e principalmente o apoio do povo, nosso nome começa uma nova história. Topei o desafio, pois amo minha terra, nasci e cresci na comunidade São Roque e tenho ideias e com essa gente, faremos um grande projeto”, comentou Amanda da Mata.

O empresário Neto Aristides, presidente do MDB será o companheiro de chapa. “Nossa cidade merece uma jovem, trabalhadora , com ideias e boas intenções para juntos desenvolver nossa terra”, afirmou.

Em Ouro Branco, os vereadores Marcos Costa, Dedé e Lucas Batista reforçam a bancada do PSDB na Câmara Municipal. O partido ainda terá vários pré-candidatos: Tiririca, o servidor público Francisco Segundo, a ex-vereadora Magui Diniz, além de Maysa, que faz um trabalho de destaque no Conselho Tutelar. Evilacio Freire, Denis Rildon e Vitória, esposa de Nilton.

Ao povo da nossa querida Ouro Branco!

Comunico que recebi a informação que nosso nome não poderia seguir neste momento, mas só em breve. Prometi a mim, a minha família, nossos aliados e seguidores que minha índole não permite enganar ou iludir amigos, seguidores e nosso povo. A bandeira vermelha de grandes lutas, de vitórias marcantes continua erguida. Jamais desisto das pessoas que amo. Jamais desisto da luta e dos nossos sonhos. Sou profundamente apaixonada por Ouro Branco e junto com toda essa gente continuaremos nossa história.

Todos sabem da nossa determinação, palavra dada, compromissos e do legado de obras e ações que fizemos nos últimos anos. Agradeço as mensagens, o carinho e vamos sim seguir a luta! Nosso grupo tomará a melhor decisão e posicionamento para as eleições deste ano. Continuo com o coração e a alma leve. Estamos sempre juntos!

Dra. Fátima Silva

banner_seridopneus-770

Descoberto gene que pode dar imunidade à covid

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um estudo britânico recente indica que um gene protetor pode ser o motivo por que algumas pessoas não adoeciam durante a pandemia de covid-19, enquanto outras contraíam a doença, até, múltiplas vezes. Publicada na revista Nature, a pesquisa sugere que indivíduos com altos níveis do gene HLA-DQA2 têm a capacidade de combater o vírus SARS-CoV-2 mais rapidamente, com resposta imune ainda no revestimento do nariz, tornando-0 mais resistente à infecção.

Para chegar aos resultados, os cientistas reuniram voluntários saudáveis e sem histórico prévio de covid-19, que foram expostos, por meio de um spray nasal, a uma dose extremamente baixa da cepa original do vírus. O estudo, liderado por Instituto Wellcome Sanger, University College London (UCL), Imperial College London e outras instituições, analisou amostras dos voluntários antes e imediatamente após a exposição ao vírus.

Um monitoramento no sangue e no revestimento do nariz de 16 voluntários rastreou toda a infecção e as respostas das suas células imunes. Percebeu-se, então, que o organismo dos voluntários reagia de diferentes formas ao vírus, apresentando infecções que poderiam ser classificadas de três maneiras: sustentadas, transitórias ou abortadas (leia abaixo). O estudo, então, sugere que altos níveis do HLA-DQA2 antes da exposição ajudaram as pessoas a evitar que uma infecção sustentada se instalasse.

The post Descoberto gene que pode dar imunidade à covid first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Lula confunde garrafa de água com microfone durante discurso

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, protagonizou uma gafe nessa quinta-feira (4), ao confundir uma garrafa de água com o microfone que estava discursando. O fato ocorreu durante um evento em Campinas/SP.

No episódio, Lula bebe um pouco de água para refrescar a ganganta. Na hora de ele seguir com o discurso, ele traz a garrafa para perto da boca ao invés de falar no microfone. Ele logo percebe o erro e se corrige.

O caso ocorreu na cerimônia de lançamento da pedra fundamental de laboratório do Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos, do Centro Naional de Pesquisa em Energia e Materias (CNPEM). O presidente da República tem 78 anos de idade.

The post Lula confunde garrafa de água com microfone durante discurso first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Homem é assassinado com pelo menos dez tiros na zona Norte de Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um homem foi assassinado com pelo menos 10 tiros durante a noite de quinta-feira (4) no bairro do Pajuçara, localizado na zona Norte de Natal. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima foi morta por um homem em uma motocicleta.

Ainda de acordo com as informações da PM, o caso ocorreu por volta das 20h28 na Rua Santa Catarina de Sena, no Loteamento Parque Floresta. O homem estava no local, quando foi surpreendido por um criminoso em uma motocicleta, o qual efetuou dez disparos. A vítima foi atingida na cabeça.

O criminoso fugiu do local e não foi localizado até a publicação desta matéria. Após o homicídio, os policiais foram acionados e isolaram a área, para a chegada do Instituto-Técnico Científico de Perícia (Itep), que realizou a remoção do corpo. A Polícia Civil deve investigar o caso. As motivações para o crime são desconhecidas.

The post Homem é assassinado com pelo menos dez tiros na zona Norte de Natal first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Transferência de Adélio Bispo para hospital psiquiátrico é suspensa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Responsável por desferir uma facada no então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, em 2018, Adélio Bispo teve sua transferência para Minas Gerais suspensa pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Atualmente, Adélio está na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS). Segundo a Defensoria Pública da União (DPU), houve um conflito de competência que impediu a transferência.

No caso em questão, o juiz da 5ª Vara Federal de Campo Grande/MS entende que compete ao Juízo da 3ª Vara Federal de Juiz de Fora/MG determinar as providências necessárias para receber Adélio. No entanto, a vara mineira apontou falta de vaga no hospital de custódia de Minas Gerais e a incapacidade das unidades médico-psiquiátricas penais de prestar a assistência adequada.

Em fevereiro, a Justiça determinou sua transferência para um estabelecimento psiquiátrico Minas Gerais. O processo criminal que o condenou, também o considerou inimputável por transtorno mental.

The post Transferência de Adélio Bispo para hospital psiquiátrico é suspensa first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Polícia Civil prende suspeito de liderar facção criminosa em Pipa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Policiais civis da 13ª Delegacia Regional de Goianinha (13ª DR), em conjunto com a Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV) e a Guarda Municipal de Parnamirim, deram cumprimento, nesta sexta-feira (05), a dois mandados de prisão contra um suspeito de ser um dos principais “chefes” de uma facção criminosa local na Praia de Pipa, no município de Tibau do Sul. A prisão ocorreu em Parnamirim, na Grande Natal.

De acordo com as informações das autoridades, o suspeito estava foragido há cerca de dois anos e era alvo de investigações conduzidas pela Polícia Civil, além da Polícia Federal. Ele conseguiu fugir de duas ações anteriores da Polícia.

Com base na operação, existiam contra o suspeito, mandados expedidos na Paraíba e no RN em razão da prática de crimes de tráfico de drogas e homicídios acontecidos na cidade de Tibau do Sul. O homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

The post Polícia Civil prende suspeito de liderar facção criminosa em Pipa first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Operação desarticula esquema de falsificação de documentos no RN; prejuízo de quase R$ 500 mil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio do Departamento de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD), deflagrou nessa quinta-feira (4) a “Operação Fraus”, que desarticulou um esquema de falsificação de documentos para o recebimento indevido de pensões por morte pelo Instituto de Previdência do RN (Ipern). Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sendo dois no Estado do Ceará, dois no Estado de Minas Gerais e um no Estado de São Paulo.

As investigações apontaram que dois irmãos criaram uma certidão de nascimento falsa de uma suposta filha de um ex-auditor fiscal. Dessa forma, os investigados obtiveram ilicitamente a pensão por morte em favor da suspeita em prejuízo do Ipern. O valor líquido recebido indevidamente perfaz o montante atualizado de quase meio milhão de reais.

Em relação à suspeita, verificou-se a existência de várias identidades. A perícia do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) concluiu que ela utilizava ao menos quatro identidades falsas. Além disso, a pedido da PCRN, a Justiça decretou o sequestro dos bens imóveis dos investigados, no montante aproximado de R$ 300 mil.

The post Operação desarticula esquema de falsificação de documentos no RN; prejuízo de quase R$ 500 mil first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Inmet emite alerta amarelo de chuvas para Natal e outras 55 cidades

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Instituto Nacional de Metereologia emitiu um alerta amarelo (que indica perigo potencial) de chuvas para Natal e outros 55 municípios do Rio Grande do Norte. O informe, que foi publicado durante a manhã desta sexta-feira (5), é válido até a manhã deste sábado (6). De acordo com o instituto, as chuvas devem ter um registro entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. É Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

Como orientações, a população deve estar atenta aos seguintes cuidados:

Evite enfrentar o mau tempo.

Observe alteração nas encostas.

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

The post Inmet emite alerta amarelo de chuvas para Natal e outras 55 cidades first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Eleições municipais: restrições entram em vigor a partir deste sábado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A exatos três meses para o primeiro turno das eleições municipais 2024, começa a valer uma série de proibições aos candidatos – sobretudo aos que ocupam cargos públicos. A maioria das vedações está prevista na Lei nº 9.504/1997, que estabelece normas para o pleito. De acordo com o calendário eleitoral, a partir deste sábado (6), entram em vigor as seguintes restrições:

contratação de shows artísticos: fica proibida a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos na realização de inaugurações de obras públicas ou divulgação de prestação de serviços públicos.

presença em inaugurações: candidatos não podem comparecer a inaugurações de obras públicas.

veiculação de nomes, slogans e símbolos: sites, canais e outros meios de informação oficial não podem conter nomes, slogans, símbolos, expressões, imagens ou outros elementos que permitam identificar autoridades, governos ou administrações, cujos cargos estejam em disputa na campanha eleitoral.

transferência de recursos: servidores e agentes públicos ficam proibidos de realizar transferência voluntária de recursos da União aos estados e municípios e dos estados aos municípios, sob pena de nulidade absoluta. A lei abre exceção para situações de emergência e de calamidade pública e quando há obrigação formal preexistente para a execução de obra ou serviço em andamento e com cronograma prefixado.

publicidade institucional e pronunciamento: fica vedado o pronunciamento em cadeia de rádio e televisão fora do horário eleitoral gratuito, salvo quando, a critério da Justiça Eleitoral, tratar-se de matéria urgente. Além disso, passa a ser proibida a publicidade institucional de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública.

nomeação ou exoneração: até a posse dos eleitos, fica vedado nomear, contratar, remover, transferir ou exonerar servidor público. A exceção fica por conta de cargos comissionados e funções de confiança. No caso de concursos públicos, é permitida a nomeação dos aprovados nos certames homologados até 6 de julho.

The post Eleições municipais: restrições entram em vigor a partir deste sábado first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Copa América: Brasil enfrenta Uruguai em busca de vaga nas semifinais

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Brasil enfrenta o Uruguai em uma partida decisiva em busca de uma vaga nas semifinais da Copa América. O confronto entre a seleção brasileira e a Celeste será realizado a partir das 22h (horário de Brasília) deste sábado (6) no estádio Allegiant, em Las Vegas (Estados Unidos).

Após um frustrante empate por 1 a 1 com a Colômbia em seu último compromisso na competição, ainda pela fase de grupos, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior sabe que precisa encontrar seu melhor futebol para superar um adversário que chega à partida com 100% de aproveitamento.

No entanto, o Brasil não poderá contar neste jogo com uma de suas referências técnicas, o atacante Vinicius Júnior, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. E para substituir o jogador do Real Madrid (Espanha) o técnico Dorival Júnior escolheu o jovem Endrick, de 18 anos.

The post Copa América: Brasil enfrenta Uruguai em busca de vaga nas semifinais first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Inteligência Artificial: WhatsApp desenvolverá imagens a partir de fotos do usuário

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

São grandes as chances de que o recurso se somará à função Imagine, sendo capaz de criar vários tipos de imagens a partir do que for pedido pelo usuário. Na captura de tela revelada pelo WABetaInfo, lê-se: “tire fotos suas uma vez, então imagine-se em qualquer cenário, de uma floresta ao espaço”. Ou seja: é possível que, a partir de fotos escolhidas pelo usuário, a IA gere cenários criativos para a imagem.

Para esse fim, será preciso tirar algumas fotografias no estilo selfie para que a inteligência artificial possa capturar todos os detalhes do rosto. As imagens vão compor um banco de dados para que a IA crie imagens no futuro. Tiradas as fotos, seria necessário digitar o termo “Imagine Me” no chat do Meta AI, inteligência artificial da Meta, empresa dona do WhatsApp, para acionar a inteligência artificial.

Na mesma tela publicada pelo WABetaInfo, são exibidos os produtos do trabalho da inteligência artificial. Em uma foto, vê-se pessoas em uma mata; em outra, com flores na cabeça; na última, com fones de ouvido em um ambiente mais futurista. Ainda segundo informações do WABetaInfo, o recurso Imagine Me será opcional, sendo preciso ativar o mecanismo manualmente nas configurações do WhatsApp.

The post Inteligência Artificial: WhatsApp desenvolverá imagens a partir de fotos do usuário first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Artistas de Caicó participam de Festival Internacional

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Trapiá Cia Teatral está em Teresina, Piauí, participando do 5° Festival Internacional de Bonecos, com o espetáculo As Pelejas de Baltazar, que tem como atores Alexandre Muniz e Emanoel Bonequeiro, fazendo a interação com o público e a manipulação dos protagonistas: bonecos mamulengos.

O espetáculo conta as pelejas de Baltazar para ser feliz com sua Rosinha. Uma história que reúne lendas da cultura popular como mula-sem-cabeça, lobisomem, e outras, também introduzindo a cultura do Seridó, como Negros do Rosário, e a valsa Royal Cinema de Tonheca Dantas, de Carnaúba dos Dantas. A peça As Pelejas de Baltazar, esteve no Teatro Torquato Neto, dia 1°, e no Shopping Riverside, dia 03

O Festival Internacional de Bonecos realiza espetáculos gratuitos de 1º a 6 de julho, em vários locais de Teresina, Piauí, como no Riverside Shopping, escolas públicas, APAE, Assentamentos, UFPI, Associação dos Cegos e Abrigo de Idosos.

Estão presentes grupos da Argentina, México e Colômbia, e os grupos brasileiros de diversos Estados. O Festival é financiado pela Secretaria de Estado de Cultura do Piauí, através da Lei Paulo Gustavo (LPG).